Sobre o Curso


O curso de Sistemas de Informação da UNIPAC Araguari visa à formação de um profissional capaz de diagnosticar as necessidades de informatização dos processos administrativos e operacionais de uma organização, além de planejamento, desenvolvimento e implementação de Sistemas de Informação com aplicação dos recursos da tecnologia da informação.

O profissional será habilitado a desempenhar atividades referentes a modalidade de Analista de Sistemas e seus serviços afins e correlatos em  Fábricas de Software, Empresas Públicas e Privadas, Cooperativas, Consultoria, Autônomo, exercendo as funções de Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação, Projetos de Engenharia de Software, Administrador de Banco de Dados, Administrador de Redes de Computadores e Gerenciamento de Projetos.

O curso tem como meta o compromisso ético de atender à demanda social e econômica relacionada ao mercado de trabalho, público ou privado, buscando a eficiência e excelência do setor tecnológico, contribuindo para a busca de soluções em diferentes setores nas organizações.
 
O que faz o profissional:  
O profissional poderá atuar desempenhando as atividades referentes a modalidade de Analista de Sistemas e seus serviços afins e correlatos em Fábricas de Softwares, Empresas públicas e privadas, Cooperativas, Consultoria, Autônomo, nas seguintes atividades:

  • Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação;
  • Projetos de Engenharia de Software;
  • Administrador de Banco de Dados;
  • Administrador de Redes de Computadores;
  • Propor soluções através da tecnologia da informação;
  • Fazer o intercambio entre a tecnologia da informação e os processos do negócio;
  • Gerenciamento de Projetos.

 Mercado de Trabalho:
Com a globalização da economia e a necessidade de acesso rápido às informações, o mercado de trabalho para os profissionais habilitados em computação e informática cresce a cada dia. Com a evolução tecnológica já não existe mais espaço para amadorismos e, com isso, aumenta a procura por profissionais capacitados a indicar, desenvolver e implementar soluções em Tecnologia da Informação(TI), devido ao reconhecimento do papel dos sistemas de informação, como fator estratégico nos negócios.
 
Para sobreviver no atual ambiente dos negócios, as organizações precisam ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças em seu contexto de atuação, sem perder de vista as necessidades de seus clientes. Nesse sentido, a geração e aplicação de novos conhecimentos e a capacidade de inovação têm sido destacadas como fatores críticos para o sucesso de uma empresa no mundo globalizado. Para atender tais demandas, as organizações vêm cada vez mais recorrendo à Tecnologia da Informação.

Tem-se observado que existem grandes investimentos, principalmente na última década, tanto no exterior, quanto no Brasil, no entanto, vários estudos têm demonstrado que grande parte dos projetos de TI não geram os resultados esperados pelas empresas. Uma das causas de fracasso é a barreira existente na comunicação entre os técnicos em computação e o gestor dos negócios. Geralmente, um especialista numa área de negócios não tem ideia das diferentes alternativas de TI. Da mesma forma, um analista de sistemas ou programador geralmente não tem os conhecimentos de Administração necessários para identificar oportunidades de uso estratégico da TI num setor específico ou em toda a empresa.
 
A chave para superar esse impasse é a formação de profissionais que tenham uma ótima compreensão das várias áreas e processos das organizações, bem como das diferentes soluções de TI disponíveis no mercado. Essa formação deve ser oferecida por um curso que integre as matérias de Administração e de TI, sempre mantendo um foco estratégico/gerencial, e uma visão orientada para processos de negócio. É essa a essência do curso de Sistemas de Informação.  Neste caso, o conhecimento do profissional formado em sistemas de informação, torna-se o diferencial competitivo que aumenta significativamente o seu valor no mercado de trabalho e o sucesso das organizações.

Assim sendo, esta é a concepção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari na oferta do curso de Sistemas de Informação, sendo que a instituição está inserida na região do Triângulo Mineiro, região esta estratégica e economicamente muito ativa no Estado de Minas Gerais, propícia a oferta de cursos da área de computação e informática, para atender a demanda das várias empresas do setor de Tecnologia e Comunicação (TIC).

Pode-se afirmar que existe um mercado de trabalho em crescimento para profissionais formados em Sistemas de Informação e que essa é uma profissão que tem grande espaço hoje e no futuro. Futuro, esse, que está centrado numa intrincada rede de informações e comunicações que, somente o profissional com essa formação terá condições de entender, gerar significações, produzir novos produtos e sistemas e encontrar as soluções adequadas para eliminar/aproximar cada vez mais as fronteiras deste universo.


Objetivos do Curso:
 
Objetivo Geral
 Formar o Bacharel em Sistemas de Informação com um amplo conhecimento teórico, prático, científico e tecnológico, bem como responsabilidade social, comprometimento ético, senso crítico e criatividade, apto a atuar em gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações.

Objetivos Específicos
 ·        promover condições para que o aluno desenvolva sua capacidade reflexiva, lógica e abstrata na solução de problemas;
·        propiciar formação básica sólida em Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação, além de formação tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística e formação suplementar.
·        estimular a autonomia do aluno e a consciência sobre a necessidade do contínuo aprimoramento profissional através da educação continuada;
·        incentivar a investigação científica e tecnológica e a extensão universitária por meio do desenvolvimento de projetos;
·        despertar o espírito empreendedor;
·        proporcionar uma formação do aluno alicerçada no Ensino, na Investigação Científica e na Extensão;
·        promover a formação humanística com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos éticos, políticos, sociais, e econômicos relacionados a área;
·        desenvolver competência gerencial para promover o alinhamento da tecnologia da informação aos objetivos organizacionais;
·        promover atividades que incentivem o trabalho em equipe, o respeito às diferenças, a cooperação, bem como a consciência sobre a importância do seu papel como agente transformador da sociedade.