ACC


Conforme política prevista no PDI da Faculdade, as Atividades Complementares contribuem para a articulação teoria-prática e propiciam ao aluno contato com o mundo do trabalho desde o início do curso, possibilitando que estabeleça relações com sua futura área profissional.

Estas atividades enriquecedoras objetivam criar no aluno a cultura da educação continuada e autônoma e a visão da necessidade de atualização permanente em seu processo de formação acadêmica e profissional.

As Atividades Complementares devem permear todos os aspectos da formação do aluno de forma interdisciplinar, promovendo o conhecimento significativo e ampliando a visão de mundo dos formandos.

A carga horária total desse componente curricular obrigatório será cumprida nas seguintes atividades:

                    I.            Atividades de ensino;

                  II.            Atividades de extensão;

                III.            Atividades culturais.

As Atividades Complementares deverão contemplar, pelo menos, dois dos grupos acima identificados e deverão ser cumpridas ao longo do curso.

Das normas:

Da Operacionalização:

As 200h de Atividades Complementares previstas no curso, conforme disposto em Regulamento, estão assim distribuídas:

        I.            10 horas por período, sob a forma de estudos dirigidos (ED), doravante assim denominados, distribuídos em todos os períodos dos cursos, cumpridos através do Portal Universitário;

      II.            O restante da carga horária, sob a forma de atividades acadêmicas (AA), doravante assim denominadas, a serem cumpridas ao longo do curso.


Das Competências:

Compete à Coordenação de curso:

        I.            fazer a divulgação e orientação geral dos alunos do curso quanto ao cumprimento da carga horária relativa às AC;

      II.            supervisionar as AA, no âmbito do próprio curso;

    III.            encaminhar à Secretaria Geral as informações necessárias sobre o cumprimento das AA, para fins de registro no Histórico Escolar de cada aluno; e

   IV.            manter estreita relação com o NED visando o bom funcionamento das atividades complementares.


Compete ao aluno:

              I.      informar-se sobre as AA oferecidas dentro ou fora da Instituição;

            II.      informar-se sobre as atividades de ED oferecidas pela Instituição;

          III.      inscrever-se nos programas de AA dentro ou fora da instituição e participar efetivamente deles;

         IV.      providenciar a documentação que comprove a sua participação nas AA ;

           V.      apresentar à Faculdade nos prazos estabelecidos cópia da documentação comprobatória das atividades realizadas;

         VI.      acumular carga horária de acordo com as normas estabelecidas na presente resolução.

       VII.      guardar consigo, em portfólio próprio, até a data de colação de grau, a documentação comprobatória das AA e apresentá-la sempre que solicitado.


Da Avaliação, Validação e Registro.

Os ED serão compostos de atividades, sendo atribuídas notas para cada uma delas. Para a validação e o aproveitamento da carga horária de ED, o aluno deverá obter a média global de 60% (sessenta) por cento dos pontos distribuídos nas atividades realizadas, no período (semestre). 

Para fins de comprovação de cumprimento e validação das AA, até o final do curso o aluno deverá apresentar à coordenação de curso o relatório das atividades desenvolvidas com os devidos comprovantes que poderão ser, entre outros:

               I.     comprovantes de participação em Encontros, Conferências e Congressos promovidos pela instituição ou outras instituições;

             II.     relatório de atividades desenvolvidas em projetos de extensão;

           III.     relatório de atividades na monitoria;

          IV.     comprovante de aprovação em componentes extra curriculares, cursados em outras IES.

Caberá à Coordenação de curso avaliar a documentação apresentada à luz do Regulamento de Atividades Complementares e, validando as atividades, encaminhar para o devido registro acadêmico.

Do Regulamento de Atividades Complementares
A íntegra do Regulamento das AC compõe o PPC.


MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES