Sistema de Avaliação


A avaliação do processo ensino-aprendizagem constitui um dos elementos fundamentais para reflexão e transformação da prática docente e tem como princípio o aprimoramento da qualidade do ensino oferecido, pois orienta os processos de diagnóstico/prognóstico da prática pedagógica.

Sua principal função é diagnosticar os avanços e/ou dificuldades, possibilitando, no decorrer do processo, reformulação das ações em busca da excelência na formação dos alunos.

Além de ser uma atividade constante no cotidiano escolar, a avaliação é um processo contínuo, dinâmico e investigativo. Para a implementação desse processo de avaliação, são utilizadas diversas formas e instrumentos, conforme a especificidade e estrutura de cada disciplina, a saber:

·         auto-avaliação, avaliação individual, avaliação coletiva, avaliação oral, relatório de práticas, leituras dirigidas, resenhas, discussões, trabalho em grupo, seminários, debates, estudos de caso, etc.

Os processos de avaliação tem caráter qualitativo, formativo e diagnóstico e a aferição do rendimento e da frequência é considerada para a aprovação final conforme disposto no Regimento da instituição e na legislação pertinente.

A avaliação baseia-se nos seguintes parâmetros:

  • A verificação do rendimento nos estudos faz-se mediante avaliação de atividades escolares.
  • Nos componentes em que são distribuídos 100 (cem) pontos por semestre, a avaliação será organizada em três etapas, a saber:

I-          primeira etapa valendo 30 (trinta) pontos a serem distribuídos a critério do professor, preferencialmente, com a utilização diversificada de instrumentos avaliativos;

II-        segunda etapa valendo 30 (trinta) pontos, também, distribuídos a critério do professor, preferencialmente, com a utilização diversificada de instrumentos avaliativos; e

III-      terceira etapa valendo 40 (quarenta) pontos, assim distribuídos:

a.   20 (vinte) pontos para produção do aluno, individual ou em grupo.

b.   20 (vinte) pontos distribuídos por meio de prova individual que alcance o conteúdo integral da disciplina no semestre.

·        Os 40 (quarenta) pontos da terceira etapa da avaliação poderão ser destinados a uma única prova, individual, elaborada pelo professor, que contemple o conteúdo integral da disciplina no semestre.

·        O professor não poderá adotar apenas provas escritas em todo o processo avaliativo, devendo diversificar as formas de avaliação, assegurando ao aluno diferentes modos de demonstrar que construiu seu conhecimento.

·        Estará aprovado em curso de graduação o aluno que obtiver como resultado final 75% (setenta e cinco por cento) ou mais de frequência e 60% (sessenta por cento) ou mais dos pontos distribuídos em cada componente, menção de apto no estágio supervisionado e resultado satisfatório conforme previsto no Projeto Pedagógico, no Trabalho de Conclusão de Curso e nas Atividades Complementares.