A avaliação
do processo ensino-aprendizagem constitui um dos elementos fundamentais para
reflexão e transformação da prática docente e tem como princípio o
aprimoramento da qualidade do ensino oferecido, pois orienta os processos de
diagnóstico/prognóstico da prática pedagógica.
Sua
principal função é diagnosticar os avanços e/ou
dificuldades, possibilitando, no decorrer do processo, reformulação das ações
em busca da excelência na formação dos alunos.
Além de ser
uma atividade constante no cotidiano escolar, a avaliação é um processo
contínuo, dinâmico e investigativo. Para a implementação desse processo de
avaliação, são utilizadas diversas formas e instrumentos, conforme a
especificidade e estrutura de cada disciplina, a saber:
·
auto-avaliação,
avaliação individual, avaliação coletiva, avaliação oral, relatório de
práticas, leituras dirigidas, resenhas, discussões, trabalho em grupo,
seminários, debates, estudos de caso, etc.
Os processos
de avaliação tem caráter qualitativo, formativo e diagnóstico e a aferição do
rendimento e da frequência é considerada para a aprovação final conforme
disposto no Regimento da instituição e na legislação pertinente.
A avaliação baseia-se
nos seguintes parâmetros:
- A verificação do
rendimento nos estudos faz-se mediante avaliação de atividades escolares.
- Nos componentes
em que são distribuídos 100 (cem) pontos por semestre, a avaliação será
organizada em três etapas, a saber:
I-
primeira etapa
valendo 30 (trinta) pontos a serem distribuídos a critério do professor,
preferencialmente, com a utilização diversificada de instrumentos avaliativos;
II-
segunda etapa
valendo 30 (trinta) pontos, também, distribuídos a critério do professor,
preferencialmente, com a utilização diversificada de instrumentos avaliativos;
e
III-
terceira etapa
valendo 40 (quarenta) pontos, assim distribuídos:
a. 20 (vinte) pontos para produção do aluno, individual
ou em grupo.
b. 20 (vinte) pontos distribuídos por meio de prova
individual que alcance o conteúdo integral da disciplina no semestre.
·
Os 40 (quarenta)
pontos da terceira etapa da avaliação poderão ser destinados a uma única prova,
individual, elaborada pelo professor, que contemple o conteúdo integral da
disciplina no semestre.
·
O professor não
poderá adotar apenas provas escritas em todo o processo avaliativo, devendo
diversificar as formas de avaliação, assegurando ao aluno diferentes modos de
demonstrar que construiu seu conhecimento.
·
Estará aprovado
em curso de graduação o aluno que obtiver como resultado final 75% (setenta e
cinco por cento) ou mais de frequência
e 60% (sessenta por cento) ou mais
dos pontos distribuídos em cada componente, menção de apto no estágio
supervisionado e resultado satisfatório conforme previsto no Projeto
Pedagógico, no Trabalho de Conclusão de Curso e nas Atividades Complementares.