terça-feira, 12 de março de 2013

Aula de Orientações sobre TCC

No dia 08/03 foi realizada a Aula de Orientações sobre TCC com os alunos do 7º período do curso de Sistemas de Informação.

A aula, uma atividade planejada pela coordenação de curso, professora da disciplina de TCC e coordenação de  TCC, foi ministrada pelas Prof. Drª. Mirna, Prof. Me. Cristiane e Prof. Me. Leandra consistiu na apresentação das normas para realização de TCC.

Segundo a coordenação “O intuito desse momento é mostrar aos alunos que existem normas, tirar dúvidas e orientar sobre a condução desta atividade durante o último ano de curso da turma”.
 
 
INFORMAÇÕES SOBRE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
     

O trabalho de conclusão de curso (TCC) constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, na forma de pesquisa acadêmico-científica, podendo ser utilizada metodologia que envolva pesquisa bibliográfica, observações de campo, entrevistas, relatos de experiência, análises de documentos ou mesmo projetos de aplicação. No curso de Sistemas de Informações, esta última é a modalidade mais utilizada, devido às especificidades das metodologias e diretrizes curriculares do mesmo.

                Na UNIPAC Araguari, de acordo com o Regulamento dos TCCs, os trabalhos devem ser feitos em duplas, o que, considerando a forma como será feita a avaliação no momento da apresentação do TCC,  requer de cada aluno critérios importantes na definição de seu (sua) companheiro (a) de trabalho.  Aconselhamos que haja sempre uma conversa amistosa entre os pares sobre o andamento do  trabalho, no sentido de evitar surpresas desagradáveis no momento da apresentação do TCC.

 

               Depois de definida a dupla de trabalho, o passo a passo na elaboração do TCC continua com a definição do tema e do (a) professor (a) orientador (a), os quais podem ser melhor identificados por meio da linhas de pesquisa do curso descritas a seguir:

NOME
TITULAÇÃO MÁXIMA
Linhas de Pesquisa
Arthur Augusto Bastos Bucioli
Mestrado
Multimídia
Realidade Virtual / Aumentada
Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
Desenvolvimento para plataforma móvel
Processamento de imagens
Cristiane Divina Lemes Hamawaki
Mestrado
Inteligência Artificial
Engenharia de Software
Banco de Dados
Sistemas de Computação
Processamento da Informação
Everton Hipólito de Freitas
Mestrado
Aplicativos para ambientes móveis
Sistemas WEB
Educação a distância
Fabiano Silva de Carvalho
Especialização
Banco de Dados
Engenharia de Software
Gerenciamento de Projetos
Inteligência Artificial
Flávio de Souza Oliveira
Mestrado
Redes de Computadores
Segurança
Sistemas Operacionais
Gleice Mara da Silva
Especialização
Legislação em Informática
Ética
Sociologia
Leandra Mendes do Vale
Mestrado
Engenharia de Software
Educação a distância
Sistemas Web
Luiz Cláudio Vieira
Mestrado
Hardware
Internet verde
Tecnologia da Informação e Comunicação

 

                 As linhas de pesquisa são um norte importante para a definição dos temas e, ao mesmo tempo, colaboram para que haja uma melhor distribuição de duplas por professor,  evitando, assim, o acúmulo de trabalhos para determinados docentes, o que causa prejuízo a todos os envolvidos.

IMPORTANTE à O CRITÉRIO QUE DEFINE O PREENCHIMENTO DAS VAGAS DE CADA ORIENTADOR, É A ORDEM DE PROCURA E ACEITAÇÃO DO MESMO.

                 Além do professor orientador o qual conduzirá a dupla de alunos na construção e execução do projeto de aplicação, é necessário que o trabalho seja escrito seguindo as normas da ABNT, as quais encontram-se compiladas na Cartilha de Orientação para Trabalhos Acadêmico-científicos da UNIPAC.  Todo TCC é composto de conteúdo e forma, os quais devem ser estruturados com a máxima qualidade.

               Para concluir, lembramos que o momento da apresentação do TCC à banca de professores deve ser preparado com todo critério, desde a formação da dupla até a hora da apresentação propriamente dita.  É o momento em que os alunos pesquisadores apresentam publicamente seu trabalho, mostrando o conhecimento construído por meio das conclusões obtidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário