segunda-feira, 27 de setembro de 2010

1° Encontro de Profissionais de TI Unipac Uberlândia

Aconteceu no dia 27 de Setembro de 2010, no Center Convention em Uberlândia o 1º Encontro de Profissionais de TI da UNIPAC de Uberlândia.

Este evento foi promovido pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e demais convidados. Além da própria UNIPAC-Uberlândia, também estavam presentes alunos da UNIPAC-Araguari, UNIUBE, Faculdade Pitágoras (UNIMINAS).


sábado, 25 de setembro de 2010

WorkShop - Gerenciamento de Testes



Curso: Sistemas de Informação
Evento: Workshop de Gerenciamento de Testes de Software
Palestrante: Rodrigo Costa Dutra (Analista de QA da TQI)
Data: 18 e 25/09/2010
Local: Laboratório de Informática II – UNIPAC – CAMPUS IX - ARAGUARI

O curso de Sistemas de Informação da UNIPAC/Araguari participou nos dias 18 e 25 de setembro de 2010 do Workshop de Gerenciamento de Testes de Software.

O objetivo do workshop foi aprimorar os conhecimentos dos alunos do curso em relação às técnicas utilizadas no mercado de desenvolvimento de softwares na etapa de “realização de testes” e avaliação da “qualidade do software”.

O workshop foi ministrado por Rodrigo Costa Dutra, Analista de QA da TQI, que possui vasta experiência em gestão de testes de softwares, além da certificação CTFL (Certified Tester Foundation Level).

Os participantes do workshop tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas Testelink, Mantis e JMeter, utilizadas pelas empresas que trabalham efetivamente a gestão de testes de softwares.

Na oportunidade, a coordenadora do curso, ressaltou a importância do tema do workshop e enfatizou que consta do planejamento pedagógico do curso eventos como este.






Feira de Conhecimento Estadual

A UNIPAC-Araguari participou no dia 25 de Setembro de 2010 da II Feira do Conhecimento do Colégio Estadual. O evento tem como objetivo divulgar aos alunos do Ensino Médio os cursos oferecidos pela UNIPAC-Araguari. Para tal, o curso de Sistemas de Informação contou com a participação dos Professores Luiz Cláudio Vieira e Cristiane Hamawaki que proporcionaram um minicurso com o tema “Inteligência Artificial”.



quinta-feira, 15 de abril de 2010

Expomix 2010 – Fórum de exposição para a cadeia de abastecimento

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas visitaram entre os dias 13 e 15 de abril, coordenados pelo Prof. Joel Brogio, a III Expomix – Fórum e Exposição para a Cadeia de Abastecimento, realizado em 1.500m² de espaço no Center Convention, em Uberlândia. Participaram do evento a coordenadora do curso de administração, Profª Rosânia Emília, e os professores Geraldo Borges, Flávio Montes e Fabrício Panice.

Aproximadamente 400 discentes da instituição participaram do evento, que está inserido no Programa Expomix, que atende cerca de 35.000 profissionais da área consolidando o programa como uma das principais plataformas de negócios do setor.

Presente em mercados com forte expansão, o programa tem se revelado como modelo inovador para aprimorar o relacionamento entre a indústria, provedores de soluções técnicas e os canais de distribuição – Atacado e Varejo.

O evento teve duração de 03 dias e disponibilizou aos visitantes Fórum de Gestão Estratégica, Eventos de Relacionamentos, Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologia, Eventos Sociais Integrados e Jantar de Abertura.

A agenda inclui palestras magnas, workshops, seminário tributário, rodada de negócios e visitas técnicas às empresas União Atacado, Sadia e Supporte Logística.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009

1° Semana Conhecimento

A UNIPAC/Araguari promoveu entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2009 a I Semana do Conhecimento Multidisciplinar. O evento reuniu os alunos do período diurno da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Araguari. Ainda dentro do mesmo projeto, no dia 05 de novembro a Instituição receberá os concluintes do ensino médio do período noturno.

A UNIPAC abriu as portas do Campus com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos concluintes do ensino médio e a Universidade. Eles também puderam conhecer as instalações da UNIPAC e ainda participarem de mini-cursos voltados para os cursos superiores oferecidos em Araguari. Assim, os estudantes de nível médio, que queiram ingressar numa Faculdade, obtiveram nessa visita maiores informações sobre o curso superior de sua vocação.

Da programação constaram a participação nos mini-cursos, visita às dependências da Instituição, momento de lazer, lanche e distribuição de brindes em parceria com empresas locais.

A I Semana do Conhecimento contou com a participação dos diretores, coordenadores, professores, grupos de apoio da biblioteca, laboratórios, áudio-visual e da comissão do Processo Seletivo

As alunas do 7º período do curso de Sistemas de Informação, Andréia Borges e Letícia Martins participaram da Semana com a apresentação de mini-curso com o tema “Boas Práticas na Internet”



segunda-feira, 23 de março de 2009

Aula Magna

A professora e coordenadora Leandra Mendes do Vale conduziu a Aula Magna do curso de Sistemas de Informação da UNIPAC-Araguari, no dia 23 de março. O objetivo foi inaugurar oficialmente o início do semestre letivo para o curso, com boas vindas aos alunos, além de repassar dados sobre normas e o funcionamento da Universidade.

A argumentação principal destacada neste encontro formal com os calouros foi mostrar   a realidade profissional da área, em franco crescimento e solicitar o comprometimento dos alunos com o curso para que possam ser profissionais exemplares. A professora Leandra destacou que a UNIPAC oferece todas as condições físicas, professores capacitados, apoio pedagógico, mas quer a responsabilidade e a participação do acadêmico.

O ANALISTA DE SISTEMAS: “O poder da informação está em saber usá-la, não em possuí-la”.

Como palestrante convidado o professor Aldebaran de Oliveira Isac Moraes abordou o tema: O Analista de Sistemas. Ele destacou a importância da tecnologia dentro das empresas, auxiliando na resolução de problemas, melhoria do controle e fluxo das informações e  tomadas de decisões.

O professor também apresentou o novo perfil do profissional “Analista”  que antes era considerado o dono da informação. Hoje, a tecnologia é utilizada para melhorar a vida da empresa, orientar o dono,  gerar faturamento e ser competitiva.

O profissional tem grande responsabilidade, pois está diretamente ligado aos sistemas empresariais  básicos de fabricação e controle, vendas e marketing, contabilidade, finanças e recursos humanos.

Outra abordagem faz referência à ética profissional:  normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Segundo Aldebaran, o profissional da área não deve culpar o equipamento por trabalho não realizado. Evitar o uso da tecnologia para projetos meramente pessoais e ainda combater a pirataria e a pornografia.

Finalizou dizendo que a popularização dos computadores e da Internet nos últimos anos não permitiu uma atualização conjunta das leis que regem um país. Por esta razão a necessidade de se trabalhar o lado legal, direito autoral e intelectual na  informática.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

1° Café Empresarial de TI


Aconteceu no dia 19 de Novembro de 2008 quarta-feira na Sala de Vídeo da Unipac Araguari, o I Café Empresarial de Tecnologia da Informação, ocasião em que se reuniram 10 profissinais e empresários da área de informática, pessoas estimadas e reconhecidas da cidade de Araguari, para realização de um debate compartilhando opiniões sobre diversos temas, como: demonstração prática do mercado de Araguari, a necessidade de um planejamento estratégico de TI, os principais desafios, experiências, oportunidades, como se obter vantagem competitiva, expectativas de crescimento, tendências e inovações tecnológicas.

O evento foi organizado pela professora do curso Sistemas de Informação da Unipac Araguari, Sra. Andréia Aparecida de Ávila e foi prestigiado com as ilustres presenças: Sr. Amauri Pereira da Silva, Proprietário da Empresa Computertec; Sra. Anelice Godoi Chiovato Assunção, Analista de Recursos Humanos e Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade da Lunasa; Sr.Dante Zamboni, gerente administrativo da empresa Radio Gaga Internet e Serviços; Sr. Gustavo Borges, Programador e Analista de Sistemas da Empresa Feedback; Ser. João Roberto da Silva Ferreira, Proprietário da Empresa Informateasy; Sr. Luciano Henrique da Silva, Coordenador de Informática na Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, programador e analista; Sr. Odon de Queiroz Naves, Sócio proprietário da unidade BIT COMPANY ARAGUARI, Presidente em exercício da CDL Araguari; Sr. Robson da Cunha de Sousa, programador JAVA e Analista na empresa HISOLUTION - SP; Sr. Wesley Silva dos Anjos, diretor, analista, instrutor, consultor e gestor na Feedback Informática.

Na oportunidade, compartilharam com os alunos a importância de ser um profissional qualificado, auto ditada, determinado, perservarente, que se atualiza constantementr e que vá em busca de seus sonhos. Ressaltaram que vale a pena atuar no mercado de Araguari demonstrando crescimento da cidade e a carência de profissionais qualificados.
Participaram do evento alunos do 6º e 8º período do curso Sistemas de Informação que colocaram suas dúvidas como: vale-se a pena iniciar um novo negócio de tecnologia na cidade, como alinhar tecnologia com negócios, as principais linguagens do momento, gestão da informação e do conhecimento, governança corporativa e as novas preocupações do profissional de tecnologia: TI verde, inclusão social e plano de contingência.

O evento foi considerado de grande valia para os participantes, alunos, professores e à Instituição, foi uma maneira de demonstrar credibilidade na cidade, além de atentar aos alunos como será a realidade do mercado que os espera.