A UNIPAC/Araguari promoveu entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2009 a I Semana do Conhecimento Multidisciplinar. O evento reuniu os alunos do período diurno da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Araguari. Ainda dentro do mesmo projeto, no dia 05 de novembro a Instituição receberá os concluintes do ensino médio do período noturno.
A UNIPAC abriu as portas do Campus com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos concluintes do ensino médio e a Universidade. Eles também puderam conhecer as instalações da UNIPAC e ainda participarem de mini-cursos voltados para os cursos superiores oferecidos em Araguari. Assim, os estudantes de nível médio, que queiram ingressar numa Faculdade, obtiveram nessa visita maiores informações sobre o curso superior de sua vocação.
Da programação constaram a participação nos mini-cursos, visita às dependências da Instituição, momento de lazer, lanche e distribuição de brindes em parceria com empresas locais.
A I Semana do Conhecimento contou com a participação dos diretores, coordenadores, professores, grupos de apoio da biblioteca, laboratórios, áudio-visual e da comissão do Processo Seletivo
As alunas do 7º período do curso de Sistemas de Informação, Andréia Borges e Letícia Martins participaram da Semana com a apresentação de mini-curso com o tema “Boas Práticas na Internet”
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IMEPAC- Araguari forma recursos humanos aptos a empregar a Computação como Atividade Meio para automação dos sistemas de informação das organizações. Os egressos do curso poderão contribuir para a melhoria do desempenho, da eficiência e da racionalização dos serviços administrativos das organizações.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
1° Semana Conhecimento
Marcadores:
Semana do Conhecimento
segunda-feira, 23 de março de 2009
Aula Magna
A professora e coordenadora Leandra Mendes do Vale conduziu a Aula Magna do curso de Sistemas de Informação da UNIPAC-Araguari, no dia 23 de março. O objetivo foi inaugurar oficialmente o início do semestre letivo para o curso, com boas vindas aos alunos, além de repassar dados sobre normas e o funcionamento da Universidade.
A argumentação principal destacada neste encontro formal com os calouros foi mostrar a realidade profissional da área, em franco crescimento e solicitar o comprometimento dos alunos com o curso para que possam ser profissionais exemplares. A professora Leandra destacou que a UNIPAC oferece todas as condições físicas, professores capacitados, apoio pedagógico, mas quer a responsabilidade e a participação do acadêmico.
O ANALISTA DE SISTEMAS: “O poder da informação está em saber usá-la, não em possuí-la”.
Como palestrante convidado o professor Aldebaran de Oliveira Isac Moraes abordou o tema: O Analista de Sistemas. Ele destacou a importância da tecnologia dentro das empresas, auxiliando na resolução de problemas, melhoria do controle e fluxo das informações e tomadas de decisões.
O professor também apresentou o novo perfil do profissional “Analista” que antes era considerado o dono da informação. Hoje, a tecnologia é utilizada para melhorar a vida da empresa, orientar o dono, gerar faturamento e ser competitiva.
O profissional tem grande responsabilidade, pois está diretamente ligado aos sistemas empresariais básicos de fabricação e controle, vendas e marketing, contabilidade, finanças e recursos humanos.
Outra abordagem faz referência à ética profissional: normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Segundo Aldebaran, o profissional da área não deve culpar o equipamento por trabalho não realizado. Evitar o uso da tecnologia para projetos meramente pessoais e ainda combater a pirataria e a pornografia.
Finalizou dizendo que a popularização dos computadores e da Internet nos últimos anos não permitiu uma atualização conjunta das leis que regem um país. Por esta razão a necessidade de se trabalhar o lado legal, direito autoral e intelectual na informática.
Marcadores:
Eventos
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
1° Café Empresarial de TI
Aconteceu no dia 19 de Novembro de 2008 quarta-feira na Sala de Vídeo da Unipac Araguari, o I Café Empresarial de Tecnologia da Informação, ocasião em que se reuniram 10 profissinais e empresários da área de informática, pessoas estimadas e reconhecidas da cidade de Araguari, para realização de um debate compartilhando opiniões sobre diversos temas, como: demonstração prática do mercado de Araguari, a necessidade de um planejamento estratégico de TI, os principais desafios, experiências, oportunidades, como se obter vantagem competitiva, expectativas de crescimento, tendências e inovações tecnológicas.
O evento foi organizado pela professora do curso Sistemas de Informação da Unipac Araguari, Sra. Andréia Aparecida de Ávila e foi prestigiado com as ilustres presenças: Sr. Amauri Pereira da Silva, Proprietário da Empresa Computertec; Sra. Anelice Godoi Chiovato Assunção, Analista de Recursos Humanos e Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade da Lunasa; Sr.Dante Zamboni, gerente administrativo da empresa Radio Gaga Internet e Serviços; Sr. Gustavo Borges, Programador e Analista de Sistemas da Empresa Feedback; Ser. João Roberto da Silva Ferreira, Proprietário da Empresa Informateasy; Sr. Luciano Henrique da Silva, Coordenador de Informática na Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, programador e analista; Sr. Odon de Queiroz Naves, Sócio proprietário da unidade BIT COMPANY ARAGUARI, Presidente em exercício da CDL Araguari; Sr. Robson da Cunha de Sousa, programador JAVA e Analista na empresa HISOLUTION - SP; Sr. Wesley Silva dos Anjos, diretor, analista, instrutor, consultor e gestor na Feedback Informática.
Na oportunidade, compartilharam com os alunos a importância de ser um profissional qualificado, auto ditada, determinado, perservarente, que se atualiza constantementr e que vá em busca de seus sonhos. Ressaltaram que vale a pena atuar no mercado de Araguari demonstrando crescimento da cidade e a carência de profissionais qualificados.
Participaram do evento alunos do 6º e 8º período do curso Sistemas de Informação que colocaram suas dúvidas como: vale-se a pena iniciar um novo negócio de tecnologia na cidade, como alinhar tecnologia com negócios, as principais linguagens do momento, gestão da informação e do conhecimento, governança corporativa e as novas preocupações do profissional de tecnologia: TI verde, inclusão social e plano de contingência.
O evento foi considerado de grande valia para os participantes, alunos, professores e à Instituição, foi uma maneira de demonstrar credibilidade na cidade, além de atentar aos alunos como será a realidade do mercado que os espera.
Marcadores:
Eventos
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Lançameto da Revista INFOTECH
Como projeto da disciplina “Finanças e Marketing”, os alunos do 4º período do Curso de Sistemas de Informação apresentaram trabalhos que proporcionaram a extensão Universitária, dentre eles, destacou-se o lançamento da Revista InfoTech.
Marcadores:
Eventos
sexta-feira, 4 de julho de 2008
VI Mostra Cientifica da UNIPAC
Durante três dias, 01,02,03/10/08, a UNIPAC/Araguari foi sede da VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNIPAC. Desde a conferência de abertura, no primeiro dia, proferida de maneira brilhante pelo presidente da FAPEMIG (Fundação de Aparo à Pesquisa de Minas Gerais), Dr. José Geraldo de Freitas Drumond, com o tema “Ciência e Ética”, o evento não cessou de mostrar e apresentar temas importantes da ciência e da vida social moderna.
Professores, alunos e funcionários estiveram envolvidos na socialização do conhecimento científico, transformando a Instituição em uma verdadeira mostra de ciência e reflexão crítica sobre as funções da ciência na sociedade moderna. Chamou a atenção no evento o envolvimento dos alunos nos trabalhos agendados. Ora apresentando trabalhos ou participando das apresentações, os alunos enriqueceram a VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNIPAC, pois o objetivo principal do evento foi notadamente a formação dos próprios alunos.
Para alcançar sucesso na VI MOSTRA PRODUÇÃO DE CIENTÍFICA UNIPAC, trabalharam muitos professores, alunos e funcionários, com o apoio da Administração da UNIPAC/Araguari, providenciando toda sorte de itens que compuseram a complexa agenda desse evento acadêmico. Esteve à frente dos trabalhos a Profa. Dra. Gilma Maria Rios, auxiliada por dezenas de pessoas dedicadas à educação e à produção do conhecimento científico.
Esse evento demonstrou o grau de competência e de consciência da Instituição. Desde o nível dos trabalhos, sua organização, até a publicação final, marcada com o ISBN (International Standard Book Number), o critério internacional de identificação dos trabalhos científicos, tudo foi feito para que a VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNIPAC fique na memória de quem dela participou.
Marcadores:
Eventos
quarta-feira, 2 de julho de 2008
IV Mostra de Sistemas de Informação
A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação em conjunto com o seu corpo docente promoveu nos dias 02, 03 e 04 de julho de 2008 a IV Mostra de Sistemas de Informação. O evento promovido teve como objetivo a divulgação da produção científica e a promoção da troca de experiência e idéias entre os pesquisadores acadêmicos e profissionais da área de Sistemas de Informação; sendo o mesmo de grande abrangência e importância para apresentação das pesquisas inovadoras relacionadas às diversas áreas da computação.
Maiores informações em IV Mostra de Sistemas
Maiores informações em IV Mostra de Sistemas
Marcadores:
Mostra de Sistemas
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Visita Técnica: Sankhya
A Professora Andréia Ávila e alunos do curso de Sistemas de Infomação do 5º e 7º período participaram de visita técnica em Uberlândia à empresa Sankhya Gestão em Negócios, uma empresa que oferece soluções em gestão empresarial utilizando a tecnologia da informação para o empresário ter sua empresa sob seu controle.
Na ocasião puderam conhecer seu funcionamento e seus setores, dentre eles, o setor de desenvolvimento, help desk, consultoria, testes e documentação. Uma oportunidade eficaz de aplicabilidade das aulas.
Após a visita técnica, os alunos participaram de uma palestra realizada pela empresa no auditório Centro de Excelência Empresarial, onde Fábio Túlio, um dos fundadores da empresa compartilhou sua história de sucesso, marcada pelo aprendizado constante das novas tecnologias. Fábio relatou a sustentabilidade da empresa que baseada em príncipios éticos permanece no mercado com muito destaque há mais de 18 anos e abrangência em todo território nacional. Ressaltou o motivo de tamanho sucesso ser o reconhecimento da importância da tecnologia da informação ser aliada à gestão dos negócios.
Logo após Fernando Honorato fez uso da palavra demonstrando a complexidade dos sistemas ERPs e todos os tipos de sistemas que a empresa utiliza: sistemas de informação gerencial, contábil, gestão de pessoas, dentre outros. Demonstrou ferramentas de gestão do conhecimento e compartilhou experiências de análise e implantação dos sistemas.
Relatos de alunos que participaram demonstraram que o evento foi uma experiência gratificante e inesquecível, “primeiramente agradecer à professora Andréia pela iniciativa e empenho buscando atividades práticas para nossa área, pois com certeza essas atividades nos direcionam para quais rumos seguir, visto que possuímos um campo amplo de trabalho.
Esses eventos possuem diferencial que nos ajudam a ter exemplos de nossa matéria e nos remove da rotina diária de aula...” disse Dhiego Frances do 5º período. Rodolfo Savioli do 7º período relatou “quero agradecer de coração em nome da minha turma do 7º período a visita que você nos proporcionou nos levando a sankya ontem. Ontem realmente vimos uma das muitas portas que este curso vai nos abrir, mas principalmente seu esforço em fazer diferente (do seu jeito) a ídeia do nosso curso e nos mostrar o valor do nosso tempo na Unipac...”
A Sankhya demonstrou a importância da parceria com as universidades através de eventos como este e prontificou-se a receber os currículos de alunos interessados. A visita e as palestras foram de grande valia, pois proporcionaram aos alunos grande entusiasmo e conhecer a atuação de um profissional de sistemas de informação no mercado de trabalho.
Na ocasião puderam conhecer seu funcionamento e seus setores, dentre eles, o setor de desenvolvimento, help desk, consultoria, testes e documentação. Uma oportunidade eficaz de aplicabilidade das aulas.
Após a visita técnica, os alunos participaram de uma palestra realizada pela empresa no auditório Centro de Excelência Empresarial, onde Fábio Túlio, um dos fundadores da empresa compartilhou sua história de sucesso, marcada pelo aprendizado constante das novas tecnologias. Fábio relatou a sustentabilidade da empresa que baseada em príncipios éticos permanece no mercado com muito destaque há mais de 18 anos e abrangência em todo território nacional. Ressaltou o motivo de tamanho sucesso ser o reconhecimento da importância da tecnologia da informação ser aliada à gestão dos negócios.
Logo após Fernando Honorato fez uso da palavra demonstrando a complexidade dos sistemas ERPs e todos os tipos de sistemas que a empresa utiliza: sistemas de informação gerencial, contábil, gestão de pessoas, dentre outros. Demonstrou ferramentas de gestão do conhecimento e compartilhou experiências de análise e implantação dos sistemas.
Relatos de alunos que participaram demonstraram que o evento foi uma experiência gratificante e inesquecível, “primeiramente agradecer à professora Andréia pela iniciativa e empenho buscando atividades práticas para nossa área, pois com certeza essas atividades nos direcionam para quais rumos seguir, visto que possuímos um campo amplo de trabalho.
Esses eventos possuem diferencial que nos ajudam a ter exemplos de nossa matéria e nos remove da rotina diária de aula...” disse Dhiego Frances do 5º período. Rodolfo Savioli do 7º período relatou “quero agradecer de coração em nome da minha turma do 7º período a visita que você nos proporcionou nos levando a sankya ontem. Ontem realmente vimos uma das muitas portas que este curso vai nos abrir, mas principalmente seu esforço em fazer diferente (do seu jeito) a ídeia do nosso curso e nos mostrar o valor do nosso tempo na Unipac...”
A Sankhya demonstrou a importância da parceria com as universidades através de eventos como este e prontificou-se a receber os currículos de alunos interessados. A visita e as palestras foram de grande valia, pois proporcionaram aos alunos grande entusiasmo e conhecer a atuação de um profissional de sistemas de informação no mercado de trabalho.
Marcadores:
Visitas Técnicas
Assinar:
Postagens (Atom)








