quinta-feira, 15 de abril de 2010

Expomix 2010 – Fórum de exposição para a cadeia de abastecimento

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas visitaram entre os dias 13 e 15 de abril, coordenados pelo Prof. Joel Brogio, a III Expomix – Fórum e Exposição para a Cadeia de Abastecimento, realizado em 1.500m² de espaço no Center Convention, em Uberlândia. Participaram do evento a coordenadora do curso de administração, Profª Rosânia Emília, e os professores Geraldo Borges, Flávio Montes e Fabrício Panice.

Aproximadamente 400 discentes da instituição participaram do evento, que está inserido no Programa Expomix, que atende cerca de 35.000 profissionais da área consolidando o programa como uma das principais plataformas de negócios do setor.

Presente em mercados com forte expansão, o programa tem se revelado como modelo inovador para aprimorar o relacionamento entre a indústria, provedores de soluções técnicas e os canais de distribuição – Atacado e Varejo.

O evento teve duração de 03 dias e disponibilizou aos visitantes Fórum de Gestão Estratégica, Eventos de Relacionamentos, Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologia, Eventos Sociais Integrados e Jantar de Abertura.

A agenda inclui palestras magnas, workshops, seminário tributário, rodada de negócios e visitas técnicas às empresas União Atacado, Sadia e Supporte Logística.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009

1° Semana Conhecimento

A UNIPAC/Araguari promoveu entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2009 a I Semana do Conhecimento Multidisciplinar. O evento reuniu os alunos do período diurno da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Araguari. Ainda dentro do mesmo projeto, no dia 05 de novembro a Instituição receberá os concluintes do ensino médio do período noturno.

A UNIPAC abriu as portas do Campus com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos concluintes do ensino médio e a Universidade. Eles também puderam conhecer as instalações da UNIPAC e ainda participarem de mini-cursos voltados para os cursos superiores oferecidos em Araguari. Assim, os estudantes de nível médio, que queiram ingressar numa Faculdade, obtiveram nessa visita maiores informações sobre o curso superior de sua vocação.

Da programação constaram a participação nos mini-cursos, visita às dependências da Instituição, momento de lazer, lanche e distribuição de brindes em parceria com empresas locais.

A I Semana do Conhecimento contou com a participação dos diretores, coordenadores, professores, grupos de apoio da biblioteca, laboratórios, áudio-visual e da comissão do Processo Seletivo

As alunas do 7º período do curso de Sistemas de Informação, Andréia Borges e Letícia Martins participaram da Semana com a apresentação de mini-curso com o tema “Boas Práticas na Internet”



segunda-feira, 23 de março de 2009

Aula Magna

A professora e coordenadora Leandra Mendes do Vale conduziu a Aula Magna do curso de Sistemas de Informação da UNIPAC-Araguari, no dia 23 de março. O objetivo foi inaugurar oficialmente o início do semestre letivo para o curso, com boas vindas aos alunos, além de repassar dados sobre normas e o funcionamento da Universidade.

A argumentação principal destacada neste encontro formal com os calouros foi mostrar   a realidade profissional da área, em franco crescimento e solicitar o comprometimento dos alunos com o curso para que possam ser profissionais exemplares. A professora Leandra destacou que a UNIPAC oferece todas as condições físicas, professores capacitados, apoio pedagógico, mas quer a responsabilidade e a participação do acadêmico.

O ANALISTA DE SISTEMAS: “O poder da informação está em saber usá-la, não em possuí-la”.

Como palestrante convidado o professor Aldebaran de Oliveira Isac Moraes abordou o tema: O Analista de Sistemas. Ele destacou a importância da tecnologia dentro das empresas, auxiliando na resolução de problemas, melhoria do controle e fluxo das informações e  tomadas de decisões.

O professor também apresentou o novo perfil do profissional “Analista”  que antes era considerado o dono da informação. Hoje, a tecnologia é utilizada para melhorar a vida da empresa, orientar o dono,  gerar faturamento e ser competitiva.

O profissional tem grande responsabilidade, pois está diretamente ligado aos sistemas empresariais  básicos de fabricação e controle, vendas e marketing, contabilidade, finanças e recursos humanos.

Outra abordagem faz referência à ética profissional:  normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Segundo Aldebaran, o profissional da área não deve culpar o equipamento por trabalho não realizado. Evitar o uso da tecnologia para projetos meramente pessoais e ainda combater a pirataria e a pornografia.

Finalizou dizendo que a popularização dos computadores e da Internet nos últimos anos não permitiu uma atualização conjunta das leis que regem um país. Por esta razão a necessidade de se trabalhar o lado legal, direito autoral e intelectual na  informática.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

1° Café Empresarial de TI


Aconteceu no dia 19 de Novembro de 2008 quarta-feira na Sala de Vídeo da Unipac Araguari, o I Café Empresarial de Tecnologia da Informação, ocasião em que se reuniram 10 profissinais e empresários da área de informática, pessoas estimadas e reconhecidas da cidade de Araguari, para realização de um debate compartilhando opiniões sobre diversos temas, como: demonstração prática do mercado de Araguari, a necessidade de um planejamento estratégico de TI, os principais desafios, experiências, oportunidades, como se obter vantagem competitiva, expectativas de crescimento, tendências e inovações tecnológicas.

O evento foi organizado pela professora do curso Sistemas de Informação da Unipac Araguari, Sra. Andréia Aparecida de Ávila e foi prestigiado com as ilustres presenças: Sr. Amauri Pereira da Silva, Proprietário da Empresa Computertec; Sra. Anelice Godoi Chiovato Assunção, Analista de Recursos Humanos e Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade da Lunasa; Sr.Dante Zamboni, gerente administrativo da empresa Radio Gaga Internet e Serviços; Sr. Gustavo Borges, Programador e Analista de Sistemas da Empresa Feedback; Ser. João Roberto da Silva Ferreira, Proprietário da Empresa Informateasy; Sr. Luciano Henrique da Silva, Coordenador de Informática na Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, programador e analista; Sr. Odon de Queiroz Naves, Sócio proprietário da unidade BIT COMPANY ARAGUARI, Presidente em exercício da CDL Araguari; Sr. Robson da Cunha de Sousa, programador JAVA e Analista na empresa HISOLUTION - SP; Sr. Wesley Silva dos Anjos, diretor, analista, instrutor, consultor e gestor na Feedback Informática.

Na oportunidade, compartilharam com os alunos a importância de ser um profissional qualificado, auto ditada, determinado, perservarente, que se atualiza constantementr e que vá em busca de seus sonhos. Ressaltaram que vale a pena atuar no mercado de Araguari demonstrando crescimento da cidade e a carência de profissionais qualificados.
Participaram do evento alunos do 6º e 8º período do curso Sistemas de Informação que colocaram suas dúvidas como: vale-se a pena iniciar um novo negócio de tecnologia na cidade, como alinhar tecnologia com negócios, as principais linguagens do momento, gestão da informação e do conhecimento, governança corporativa e as novas preocupações do profissional de tecnologia: TI verde, inclusão social e plano de contingência.

O evento foi considerado de grande valia para os participantes, alunos, professores e à Instituição, foi uma maneira de demonstrar credibilidade na cidade, além de atentar aos alunos como será a realidade do mercado que os espera.



sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lançameto da Revista INFOTECH

Como projeto da disciplina “Finanças e Marketing”, os alunos do 4º período do Curso de Sistemas de Informação apresentaram trabalhos que proporcionaram a extensão Universitária, dentre eles, destacou-se o lançamento da Revista InfoTech.



sexta-feira, 4 de julho de 2008

VI Mostra Cientifica da UNIPAC

Durante três dias, 01,02,03/10/08,  a UNIPAC/Araguari foi sede da VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNIPAC. Desde a conferência de abertura, no primeiro dia, proferida de maneira brilhante pelo presidente da FAPEMIG (Fundação de Aparo à Pesquisa de Minas Gerais), Dr. José Geraldo de Freitas Drumond, com o tema “Ciência e Ética”,  o evento não cessou de mostrar e apresentar temas importantes da ciência e da vida social moderna. 

Professores, alunos e funcionários estiveram envolvidos na socialização do conhecimento científico, transformando a Instituição em uma verdadeira mostra de ciência e reflexão crítica sobre as funções da ciência na sociedade moderna.  Chamou a atenção no evento o envolvimento dos alunos nos trabalhos agendados. Ora apresentando trabalhos ou participando das apresentações, os alunos enriqueceram a VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNIPAC, pois o objetivo principal do evento foi notadamente a formação dos próprios alunos.  

Para alcançar sucesso na VI MOSTRA PRODUÇÃO DE CIENTÍFICA UNIPAC, trabalharam muitos professores, alunos e funcionários, com o apoio da Administração da UNIPAC/Araguari, providenciando toda sorte de itens que compuseram a complexa agenda desse evento acadêmico. Esteve à frente dos trabalhos a Profa. Dra. Gilma Maria Rios, auxiliada por dezenas de pessoas dedicadas à educação e à produção do conhecimento científico. 

Esse evento demonstrou o grau de competência e de consciência da Instituição. Desde o nível dos trabalhos, sua organização, até a publicação final, marcada com o ISBN (International Standard Book Number), o critério internacional de identificação dos trabalhos científicos, tudo foi feito para que a VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA UNIPAC fique na memória de quem dela participou.

 

quarta-feira, 2 de julho de 2008

IV Mostra de Sistemas de Informação

A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação em conjunto com o seu corpo docente promoveu nos dias 02, 03 e 04 de julho de 2008 a IV Mostra de Sistemas de Informação. O evento promovido teve como objetivo a divulgação da produção científica e a promoção da troca de experiência e idéias entre os pesquisadores acadêmicos e profissionais da área de Sistemas de Informação; sendo o mesmo de grande abrangência e importância para apresentação das pesquisas inovadoras relacionadas às diversas áreas da computação.

Maiores informações em IV Mostra de Sistemas