Foi publicada, no Diário Oficial da União no dia 05 de agosto, a Portaria do Inep nº 239, referente às diretrizes da prova do ENADE para os alunos da área de Computação, que abrange os cursos de Licenciatura em Computação e de Bacharelado em Engenharia da Computação, em Ciência da Computação e em Sistemas de Informação. O documento foi assinado pela Presidente do Inep, Malvina Tânia Tuttman, e esclarece, entre outros tópicos, a duração do exame (quatro horas) e quais conteúdos comuns à área e específicos de cada habilitação serão contemplados, além de estabelecer o perfil dos estudantes de cada curso. De acordo com a Portaria, a prova específica de Computação contará com 30 questões, sendo 03 discursivas e 27 objetivas, e abordará situações-problema e estudos de casos.
Para o curso de Licenciatura em Computação, os conteúdos específicos exigidos se referem, principalmente, à relação entre educação e computação e às tecnologias de ensino à distância. Já para os estudantes de Bacharelado em Engenharia da Computação, entre os assuntos exigidos, destacam-se as plataformas de hardware e software para sistemas de computação, bancos de dados, telecomunicações e cálculo numérico. No que diz respeito ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação, serão testados, sobretudo, os conhecimentos dos estudantes em computação gráfica, redes de computadores e linguagens de programação. Para os estudantes de Bacharelado em Sistemas da Informação, entre os conteúdos abordados no exame, está a avaliação de sistemas de computação e o desenvolvimento de softwares.
Para os quatros cursos de Computação, será avaliado o conhecimento dos estudantes em Algoritmos, Interação Humano-Computador, Sistemas Digitais, Lógica, Probabilidade, Estatística e Programação, entre outros conteúdos. Também serão cobradas questões referentes aos principais conceitos, teorias, técnicas e procedimentos da Computação. Além das particularidades de seus cursos, os estudantes também responderão questões de Formulação Geral, aplicadas aos cursos de graduação de todas as áreas.
No dia 12 de julho, foram publicadas as Portarias referentes ao ENADE dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de Tecnologia em Redes de Computadores. Para o primeiro, os conhecimentos específicos exigidos envolvem, sobretudo, a gerência de projetos, o processo e a manutenção de software, o funcionamento das redes de computadores e da segurança da informação. Já no que diz respeito ao segundo, os estudantes devem conhecer, entre outros assuntos, os componentes das redes de computadores e suas funcionalidades, os fundamentos de conectividade e comunicação de dados, e o gerenciamento de redes. A exemplo do ENADE de Computação, as provas dessas áreas também apresentam 30 perguntas específicas (27 objetivas e 03 discursivas) e questões de Formulação Geral.
Os documentos na íntegra e a lista completa dos conteúdos exigidos na prova podem ser conferidos na seção Documentos.
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IMEPAC- Araguari forma recursos humanos aptos a empregar a Computação como Atividade Meio para automação dos sistemas de informação das organizações. Os egressos do curso poderão contribuir para a melhoria do desempenho, da eficiência e da racionalização dos serviços administrativos das organizações.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Diretrizes do ENADE 2011 dos cursos de Computação e de Tecnologia
Marcadores:
ENADE,
Informativos
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Aperfeiçoamento Docente Continuado 2011-02
Marcadores:
Aperfeiçoamento Docente Continuado
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Boas vindas - Início do Semestre 2011-02
Caros alunos e professores,
Anexo segue o horário de aulas para 2011-02 e o respectivo horário do Laboratório de
Informática.
Também, anexo, tem o informativo acadêmico com todas as datas e prazos para o 2º
semestre. (Fiquem atentos!)
Algumas datas importantes:
Início das aulas: 01/08/11
Período de inclusão e exclusão de disciplinas: de 04 à 29/07/11
Reingresso: Até 29/07/11
(Obs: os alunos que por algum motivo não estudaram em 2011-01 e irão retornar em
2011-02
para terminar o curso, farão obrigatoriamente o ENADE 2011 (exceto no caso de alunos
que
concluirem o curso até 20/08/11, ou seja, os que tiverem apenas relatório e acc a serem
entregues) e deverão, portanto, fazer o seu protocolo de reingresso até 29/07/11.
Somente serão deferidos os protocolos de alunos que estiverem dentro do prazo de
integralização da grade curricular, os demais deverão retornar somente com novo
processo
seletivo.)
Dispensa de disciplina: Até 29/07/11
Turma Especial: Até 10/08/11
Estudos independentes: Até 10/08/11
Entrega do relatório de estágio e atividades complementares: Até 18/11/11
Os concluintes 2011-02 deverão procurar a coordenação do curso para orientações e estar
de posse do manual de colação de grau para evitar transtornos na conclusão do curso.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO:
SEGUNDA, QUARTA E SEXTA DAS 19:00 - 21:00.
RETORNO DA COORDENAÇÃO DE CURSO: 26/07/11
Horário de aulas 2011-02
Horário Laboratório de Informática 2011-02
Informativo Calendário Acadêmico 2011-02
Anexo segue o horário de aulas para 2011-02 e o respectivo horário do Laboratório de
Informática.
Também, anexo, tem o informativo acadêmico com todas as datas e prazos para o 2º
semestre. (Fiquem atentos!)
Algumas datas importantes:
Início das aulas: 01/08/11
Período de inclusão e exclusão de disciplinas: de 04 à 29/07/11
Reingresso: Até 29/07/11
(Obs: os alunos que por algum motivo não estudaram em 2011-01 e irão retornar em
2011-02
para terminar o curso, farão obrigatoriamente o ENADE 2011 (exceto no caso de alunos
que
concluirem o curso até 20/08/11, ou seja, os que tiverem apenas relatório e acc a serem
entregues) e deverão, portanto, fazer o seu protocolo de reingresso até 29/07/11.
Somente serão deferidos os protocolos de alunos que estiverem dentro do prazo de
integralização da grade curricular, os demais deverão retornar somente com novo
processo
seletivo.)
Dispensa de disciplina: Até 29/07/11
Turma Especial: Até 10/08/11
Estudos independentes: Até 10/08/11
Entrega do relatório de estágio e atividades complementares: Até 18/11/11
Os concluintes 2011-02 deverão procurar a coordenação do curso para orientações e estar
de posse do manual de colação de grau para evitar transtornos na conclusão do curso.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO:
SEGUNDA, QUARTA E SEXTA DAS 19:00 - 21:00.
RETORNO DA COORDENAÇÃO DE CURSO: 26/07/11
Horário de aulas 2011-02
Horário Laboratório de Informática 2011-02
Informativo Calendário Acadêmico 2011-02
Marcadores:
Informativos
quarta-feira, 25 de maio de 2011
I Encontro de Egressos – Sistemas de Informação
Programação
23 a 25 de Maio de 2011
UNIPAC Campus Araguari – MG
SEGUNDA – 23 DE MAIO DE 2011
PALESTRA DE ABERTURA
19:00 às 21:00 horas Perspectivas no mercado regional para os profissionais de TIC Prof. Flávio de Oliveira Silva, Msc. FACOM – Faculdade de Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
PALESTRA
21:00 às 22:30 horas O mercado de trabalho de TI no Brasil Anderson Monteiro de Sousa ANALISTA DE SISTEMAS SENIOR SW BRASIL SOLUÇÕES INTEGRADAS LTDA
TERÇA – 24 DE MAIO DE 2011
PALESTRA
19:00 às 20:10 horas Por que devo estudar ITIL? Fernanda Pereira Inácio ANALISTA DE TI SICOOB ARACOOP
PALESTRA
20:20 às 21:20 horas
Gestão de tempo e riscos em projetos Dhiego Frances Alves Pereira ANALISTA DE PROJETOS ALGAR TELECOM-CTBC
PALESTRA
21:30 às 22:30 horas JAVA e o mercado de trabalho Claudiney Marques Viana ANALISTA PROGRAMADOR EVERIS CENTERS BRASIL
QUARTA – 25 DE MAIO DE 2011
PALESTRA
19:00 às 21:00 horas Mercado de Softwares: Oportunidades e Desafios Leandra Mendes do Vale DIRETORA DE TI LS INFORMÁTICA COM. E CONS. LTDA
PALESTRA DE ENCERRAMENTO
21:00 às 22:30 horas Crimes digitais, ética e seus paradigmas Prof. Gleice Mara da Silva UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNIPAC – ARAGUARI
INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
Coordenação de Cursos da UNIPAC Araguari (Jane) Representantes de Turma do Curso de Sistemas FONE: (34) 3249-3900 INVESTIMENTO - R$ 10,00 DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES – ATÉ 20/05/2011
LOCAL DAS PALESTRAS
Auditório da UNIPAC Araguari
Av. Minas Gerais, 1889, Centro – Araguari – MG
CERTIFICADO DE 15 HORAS
A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação da UNIPAC-ARAGUARI reuniu alunos egressos das turmas 2005-02, 2007-02, 2008-02 e 2009-01 para que representantes das mesmas compartilhassem com os discentes do curso suas experiências profissionais, enfatizando as oportunidades do mercado de trabalho. Com este evento foi possível criar vínculos entre os egressos e discentes e proporcionar discussão sobre o cenário do mercado de trabalho regional e nacional. O evento contou com a palestra de abertura do Professor Flávio de Oliveira Silva, Msc, que abordou as perspectivas do mercado de trabalho regional para os profissionais de TICs, dando ênfase a sua experiência profissional, os desafios do mercado de trabalho e as novas oportunidades, fazendo comparativos com a evolução tecnológica dos últimos anos. Para completar a palestra de abertura o Egresso “Anderson Monteiro de Sousa” (I Turma) mostrou o cenário nacional de TI e também apresentou as suas dificuldades, desafios e oportunidades enquanto discente do curso e os já encontrados durante a sua carreira profissional. No segundo dia do evento, os egressos “Fernanda Pereira Inácio” (IV Turma), “Dhiego Frances Alves Pereira” (V Turma) e “Claudiney Marques Viana” (III Turma) mostraram com brilhantismo temas relevantes do mercado profissional e puderam compartilhar o cenário profissional que estão vivenciando em suas carreiras e as metas a serem atingidas nos próximos anos. Para finalizar o evento, no último dia, as Professoras “Leandra Mendes do Vale” e “Gleice Mara da Silva” tiveram a oportunidade de abordar temas discutidos e vivenciados pelos discentes como o mercado de softwares da cidade de Araguari e as exigências éticas da profissão. O evento passará a contar no calendário de eventos do curso e em breve será programado a próxima versão buscando contato com os egressos da II (2006-02), VI (2010-01) e VII turma (2011-02).
23 a 25 de Maio de 2011
UNIPAC Campus Araguari – MG
SEGUNDA – 23 DE MAIO DE 2011
PALESTRA DE ABERTURA
19:00 às 21:00 horas Perspectivas no mercado regional para os profissionais de TIC Prof. Flávio de Oliveira Silva, Msc. FACOM – Faculdade de Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
PALESTRA
21:00 às 22:30 horas O mercado de trabalho de TI no Brasil Anderson Monteiro de Sousa ANALISTA DE SISTEMAS SENIOR SW BRASIL SOLUÇÕES INTEGRADAS LTDA
TERÇA – 24 DE MAIO DE 2011
PALESTRA
19:00 às 20:10 horas Por que devo estudar ITIL? Fernanda Pereira Inácio ANALISTA DE TI SICOOB ARACOOP
PALESTRA
20:20 às 21:20 horas
Gestão de tempo e riscos em projetos Dhiego Frances Alves Pereira ANALISTA DE PROJETOS ALGAR TELECOM-CTBC
PALESTRA
21:30 às 22:30 horas JAVA e o mercado de trabalho Claudiney Marques Viana ANALISTA PROGRAMADOR EVERIS CENTERS BRASIL
QUARTA – 25 DE MAIO DE 2011
PALESTRA
19:00 às 21:00 horas Mercado de Softwares: Oportunidades e Desafios Leandra Mendes do Vale DIRETORA DE TI LS INFORMÁTICA COM. E CONS. LTDA
PALESTRA DE ENCERRAMENTO
21:00 às 22:30 horas Crimes digitais, ética e seus paradigmas Prof. Gleice Mara da Silva UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNIPAC – ARAGUARI
INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
Coordenação de Cursos da UNIPAC Araguari (Jane) Representantes de Turma do Curso de Sistemas FONE: (34) 3249-3900 INVESTIMENTO - R$ 10,00 DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES – ATÉ 20/05/2011
LOCAL DAS PALESTRAS
Auditório da UNIPAC Araguari
Av. Minas Gerais, 1889, Centro – Araguari – MG
CERTIFICADO DE 15 HORAS
A Coordenação do Curso de Sistemas de Informação da UNIPAC-ARAGUARI reuniu alunos egressos das turmas 2005-02, 2007-02, 2008-02 e 2009-01 para que representantes das mesmas compartilhassem com os discentes do curso suas experiências profissionais, enfatizando as oportunidades do mercado de trabalho. Com este evento foi possível criar vínculos entre os egressos e discentes e proporcionar discussão sobre o cenário do mercado de trabalho regional e nacional. O evento contou com a palestra de abertura do Professor Flávio de Oliveira Silva, Msc, que abordou as perspectivas do mercado de trabalho regional para os profissionais de TICs, dando ênfase a sua experiência profissional, os desafios do mercado de trabalho e as novas oportunidades, fazendo comparativos com a evolução tecnológica dos últimos anos. Para completar a palestra de abertura o Egresso “Anderson Monteiro de Sousa” (I Turma) mostrou o cenário nacional de TI e também apresentou as suas dificuldades, desafios e oportunidades enquanto discente do curso e os já encontrados durante a sua carreira profissional. No segundo dia do evento, os egressos “Fernanda Pereira Inácio” (IV Turma), “Dhiego Frances Alves Pereira” (V Turma) e “Claudiney Marques Viana” (III Turma) mostraram com brilhantismo temas relevantes do mercado profissional e puderam compartilhar o cenário profissional que estão vivenciando em suas carreiras e as metas a serem atingidas nos próximos anos. Para finalizar o evento, no último dia, as Professoras “Leandra Mendes do Vale” e “Gleice Mara da Silva” tiveram a oportunidade de abordar temas discutidos e vivenciados pelos discentes como o mercado de softwares da cidade de Araguari e as exigências éticas da profissão. O evento passará a contar no calendário de eventos do curso e em breve será programado a próxima versão buscando contato com os egressos da II (2006-02), VI (2010-01) e VII turma (2011-02).
Marcadores:
Eventos
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Aperfeiçoamento Docente Continuado 2011-01
Marcadores:
Aperfeiçoamento Docente Continuado
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Visita Nestle
A UNIPAC Araguari visitou a Fábrica da Dairy Partners Americas (DPA) Nestlé, unidade Ibiá em 09/12/2010. Coordenados pelo Prof. Joel Brogio, alunos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Biologia, foram recepcionados pelo Gerente Industrial da unidade, Sr. Sérgio, e conheceram as dependências fabris da DPA Ibiá e todo o processo de produção industrial da fábrica.
Marcadores:
Visitas Técnicas
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
II Semana do Conhecimento Multidisciplinar
UNIPAC/Araguari promove Semana do Conhecimento
A UNIPAC/Araguari promoveu nos dias 22, 23 e 24 de novembro a II Semana do Conhecimento Multidisciplinar. O evento reuniu os alunos do período diurno da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Araguari, Tupaciguara, Romaria e Monte Carmelo. Ainda dentro do mesmo projeto, no dia 30 de novembro a Instituição receberá os concluintes do ensino médio do período noturno.
A UNIPAC abriu as portas do Campus com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos concluintes do ensino médio e a Universidade. Eles também puderam conhecer as instalações da UNIPAC e ainda participarem de mini-cursos voltados para os cursos superiores oferecidos em Araguari. Assim , os estudantes de nível médio, que queiram ingressar numa Faculdade, obtiveram nessa visita maiores informações sobre o curso superior de sua vocação.
Da programação constaram a participação nos mini-cursos, visita às dependências da Instituição, momento de lazer com show musical, lanche e distribuição de brindes em parceria com empresas locais.
A II Semana do Conhecimento contou com a participação dos diretores, coordenadores, professores, grupos de apoio da biblioteca, laboratórios, áudio-visual e da comissão do Processo Seletivo. Os organizadores também destacam a importante parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari e prefeituras das cidades vizinhas; e agradecem a confiança dos diretores dos estabelecimentos de ensino que enviaram seus alunos para o evento.
Marcadores:
Semana do Conhecimento
Assinar:
Postagens (Atom)