quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Orientações para o Relatórios de Atividades do Curso

O sucesso de um curso é alcançado, entre outros fatores, pela qualidade de seu projeto pedagógico, pela competência de seus profissionais e pela sistematização das ações.
O projeto define uma resposta da Instituição às políticas de gestão educacional, permite melhorar seu funcionamento interno, representa um fator de Identidade Institucional e uma oportunidade para construir a coesão dos ideais filosóficos e sua coerência com a prática.
A competência dos profissionais é construída, cotidianamente, com ações sistematizadas que permitem a cada um tornar-se ator da transformação de sua prática e desenvolver habilidades exigidas para uma atuação empreendedora: ter conhecimento teórico, saber trabalhar em equipe, ser flexível, crítico, criativo, ético, ter iniciativa, coragem na resolução dos problemas e saber tomar decisões.
A sistematização ocorre mediante o planejamento e o registro das ações e rompe com o processo de improvisação, organiza o trabalho e define maior coerência nas tomadas de decisão.
Considerando esses pressupostos, a Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Acadêmicos III, apresenta em anexo, quadro que visa orientar a elaboração dos relatórios de cursos, como também nortear a sistematização das atividades de implementação do projeto pedagógico.